Nova diretoria prioriza modernização da Ajorb
Conforme previsto em estatuto, a Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo realizou eleições de diretoria, seguindo todos os pressupostos legais e total transparência junto a associados e categoria, em 29 de junho de 2021. A assembleia, bem como a possibilidade de formação e apresentação de chapas ou a abertura para que associados integrassem a diretoria, foram anunciados no prazo, seguindo todos os preceitos legais.
Ainda no sentido de garantir a transparência, a seriedade e a legalidade, a atual diretoria também manteve divulgação da renovação da diretoria em mensagens diretas a cada uma das 26 editoras atualmente integrantes da Ajorb. Também foi disponibilizado link da assembleia para os associados interessados em acompanhar virtualmente o encontro, por conta da pandemia de Covid 19, garantindo possibilidade a todos de participarem.
A reunião foi realizada de forma virtual e presencial, na sede da Gazeta Penhense, a partir das 20h. Apenas uma chapa se apresentou, mantendo a atual composição da diretoria quase na totalidade. Deixou a associação o diretor José Carlos Rodrigues, do Grupo Sul News, em virtude de mudança de cidade e também de ramo de trabalho. Os associados integrantes da diretoria desejaram ao colega sucesso em sua nova empreitada e agradeceram pelo trabalho de coesão e união que contribuiu para promover na Associação ao longo dos últimos anos, no processo de reorganização e fortalecimento da Ajorb.
Em seu lugar, entrou Roberto Casseb, que há mais de 30 anos comanda jornal na região central da capital. O Notícias da Aclimação e Cambuci já integrava a Ajorb como associado e agora tem cadeira na diretoria. “Estou aqui para contribuir porque sei da importância do jornalismo comunitário para o desenvolvimento dessa cidade”, disse.
A presidência permanece com Wagner Farias, reeleito. “A pandemia tem sido um desafio ainda maior para a categoria, que já vinha enfrentando dificuldades por conta do crescimento do ambiente digital, no que diz respeito à comunicação”, observou. “Porém, temos a segurança de que a informação de qualidade, o trabalho comunitário autêntico e a proximidade com os leitores que os jornais e revistas de bairro proporcionam têm seu valor e conseguiremos demonstrar isso por meio da união entre colegas que mantém jornalismo periódico e com foco no regional”, completou.
Nesse sentido, aliás, durante a assembleia que marcou a eleição da diretoria, algumas ações e propostas do novo mandato já foram destacados. “Queremos inserir jornais e revistas que se mantém apenas no ambiente digital, mas seguindo critérios claros de produção de conteúdo próprio e atualização constante”, explicou o vice-presidente reeleito Wagner Luiz D’Angelo.
“A força do ambiente digital e da comunicação em plataformas online é inegável. E a maioria dos jornais na Ajorb já entenderam isso e estão desenvolvendo um bom trabalho em portais de notícias nos mais diferentes bairros. Agora, vale ressaltar que ainda há uma procura por jornais impressos, para diferentes tipos de clientes, seja como reforço no processo de comunicação, seja para atingir o público ainda avesso ou ausente do ambiente digital”, completou Mauro Tadeu, da Gazeta do Tatuapé.
O também vice-presidente José Carlos Rodrigues destacou a importância do trabalho realizado nos últimos dois anos com relação à regularização da Associação. “Atas, eleições, nada era regularizado há mais de 20 anos. Foi muito trabalhoso, mas agora podemos dizer que estamos com situação totalmente regular e legal”, disse, acrescentando que por isso é muito importante sempre seguirmos estatuto e manter a transparência dos trabalhos.
A reunião foi finalizada com a proposta de priorizar a atualização do portal Ajorb, que não apenas reúne informações dos associados como também traz notícias do meio, novidades da atuação da própria Ajorb, além de contar com espaço personalizado para cada empresa associada divulgar suas próprias atualizações. O portal entrou no ar em 4 de outubro.